Mensagem do dia 09/12/24

A INFLUÊNCIA DO CAPELÃO MILITAR

A INFLUÊNCIA DO CAPELÃO MILITAR

“O que você está fazendo não é bom”, disse o sogro de Moisés. (v.17)

Anúncios

Referência: Êxodo 18:13-27

Olhando para Moisés, o libertador do povo hebreu do Egito, vê-se quão estressado ele estava atendendo aos hebreus, a fim de julgar os conflitos entre eles. Eram muitos atendimentos. Seu sogro, que o estava visitando, vê essa cena e lhe pergunta: “O que você está fazendo com este povo? (ÊXODO 18:14). Moisés respondeu: “Quando surge algum problema, eles me procuram e eu resolvo a questão entre as partes em conflito” (v.16). Então, o sogro diz: “O que você está fazendo não é bom. Você ficará esgotado e deixará o povo exausto” (vv.17-18).

 

 

 

Essa cena me parece típica do serviço policial. Muitos atendimentos por dia, lidando com a falta de educação e respeito, enfrentando grupos criminosos, ficando com o sistema de alerta ligado quase que 24h.

 

 

 

 

Como Jetro, sogro de Moisés, assim são os capelães que têm se dedicado a servir de apoio, consolo e alívio do estresse das ruas. Por outro lado, não vejo os policiais buscando esse apoio na figura amiga do capelão. Os capelães são pessoas que Deus tem colocado à sua disposição para prevenir o estresse mental que acaba prejudicando sua relação com a família, com os seus superiores e colegas, bem como consigo mesmo. Será que você está pensando: “Ah! Se eu tivesse me aconselhado com aquele capelão, eu poderia ter evitado fazer essa bagunça em minha vida?”. A resposta está na Bíblia: “Se você seguir esse conselho […] poderá suportar as pressões, e todo este povo voltará para casa em paz. Moisés aceitou o conselho do sogro e seguiu todas as suas recomendações” (vv.23-24)

ajax-loader-2x Mensagem do dia 09/12/24