Fatos e evidências
Referência bíblica: João 20:26-31Ler na bíblia online
Quando Doris Kearns Goodwin decidiu escrever sobre Abraham Lincoln, sentiu-se intimidada por haver uns 14.000 livros sobre este importante e amado estadista. O que mais poderia ser dito? Determinada, ela produziu a obra A team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln (Equipe de rivais: O gênio político de Abraham Lincoln), que em pouco tempo tornou-se bem aceita por crítica e público, trazendo uma nova visão sobre o estilo de liderança desse líder.
O apóstolo João encarou um desafio diferente ao escrever seu relato sobre o ministério e paixão de Cristo. O verso final de seu evangelho diz: “Jesus também fez muitas outras coisas. Se todas fossem registradas, suponho que nem o mundo inteiro poderia conter todos os livros que seriam escritos” (João 21:25). João tinha mais material do que poderia usar!
Sendo assim, a estratégia de João foi concentrar-se apenas nos poucos milagres de Jesus que embasassem as afirmações sobre a Sua divindade quando disse; “Eu Sou”. O propósito eterno por trás desta estratégia era claro: “Estes [milagres], porém, estão registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo nele, tenham vida pelo poder do seu nome” (João 20:31). João nos trouxe razões suficientes para crermos em Jesus, dentre a montanha de provas que Cristo deixou. Para quem você pode falar do Seu amor hoje?
Estes, porém, estão registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. v.31
• Reflita e ore comigo
As evidências sobre a vida e o ministério de Jesus apresentadas na Bíblia reforçam a sua fé nele?
Pai celeste, fortalece a minha fé com evidências sólidas, para que eu viva para Jesus de fato.