O homem mais solitário
Referência bíblica:
Gênesis 39:11-22Ler na bíblia online
11Certo dia, porém, quando José entrou para fazer seu trabalho, não havia mais ninguém na casa.
12Ela se aproximou, agarrou-o pelo manto e exigiu: “Venha, deite-se comigo!”. José se desvencilhou e fugiu da casa, mas o manto ficou na mão da mulher.
13Quando ela viu que José tinha fugido, mas que o manto havia ficado na mão dela,
14chamou seus servos. “Vejam!”, disse ela. “Meu marido trouxe esse escravo hebreu para nos fazer de bobos! Ele entrou no meu quarto para me violentar, mas eu gritei.
15Quando ele me ouviu gritar, saiu correndo e escapou, mas largou seu manto comigo.”
16Ela guardou o manto até o marido voltar para casa.
17Então, contou-lhe sua versão da história. “O escravo hebreu que você trouxe para nossa casa tentou aproveitar-se de mim”, disse ela.
18“Mas, quando eu gritei, ele saiu correndo e largou seu manto comigo!”
19Ao ouvir a mulher contar como José a havia tratado, Potifar se enfureceu.
2Pegou José e o lançou na prisão onde ficavam os prisioneiros do rei, e ali José permaneceu.
21Mas o SENHOR estava com ele na prisão e o tratou com bondade. Fez José conquistar a simpatia do carcereiro, que,
22em pouco tempo, encarregou José de todos os outros presos e de todas as tarefas da prisão.
Em 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin saíram do módulo lunar e se tornaram as primeiras pessoas a andar na superfície da Lua. Pouco nos lembramos do terceiro membro da equipe, Michael Collins, que permaneceu operando o módulo de comando da Apollo 11 e ficou sozinho na face oculta da Lua, depois que seus companheiros desceram à superfície. Estava sem comunicação com Armstrong, Aldrin ou qualquer outra pessoa na Terra. A base de comando da NASA comentou: “Desde Adão, nenhum humano conheceu tamanho isolamento como Mike Collins”.
Há momentos em que nos sentimos completamente sozinhos. Imagine por um instante como José, filho de Jacó, sentiu-se ao ser vendido por seus irmãos e levado para o Egito (Gênesis 37:23-28). Ele ficou ainda mais isolado quando foi lançado na prisão sob falsas acusações (39:19-20). Como José sobreviveu na prisão, numa terra estrangeira e sem nenhum familiar por perto? Preste atenção: “Mas o Senhor estava com ele na prisão…” (v.21). Somos lembrados dessa verdade reconfortante 4 vezes em Gênesis 39.
Você se sente sozinho ou isolado dos demais? Apegue-se à verdade da presença de Deus, prometida pelo próprio Jesus: “…estou sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28:20). Tendo Jesus como seu Salvador, você nunca está só.
Mas o Senhor estava com [José] na prisão e o tratou com bondade. v.21
• Reflita e ore comigo
Em que momentos você se sente mais só? De que maneira Deus o lembra de Sua presença?
Amado Pai celeste, ajuda-me, como José, a reconhecer a Tua presença como prometestes nas Escrituras.
Por: Dave Branon