Referência bíblica:
Êxodo 3:4-10
Aos meus olhos, a árvore de Natal parecia estar em chamas! Não por causa dos fios de luzes artificiais, mas de fogo verdadeiro. Nossa família tinha sido convidada por um amigo para participar da tradição altdeutsch no “velho jeito alemão”; uma celebração com deliciosas sobremesas tradicionais e um pinheiro com velas reais e acesas (por segurança, a árvore recém-cortada foi acesa apenas uma noite).
Enquanto via a árvore que parecia queimar, pensei no primeiro encontro de Moisés com Deus. Enquanto cuidava de ovelhas no deserto, Moisés foi surpreendido por um arbusto em chamas que de alguma forma não era consumido. Quando ele se aproximou do arbusto para investigar, Deus o chamou. A mensagem vinda do arbusto em chamas não era de julgamento, mas de resgate para o povo de Israel. Deus tinha visto a situação e a miséria de Seu povo escravizado no Egito e tinha “descido para libertá-los” (Êxodo 3:8).
Embora Deus tenha libertado os israelitas dos egípcios, toda a humanidade ainda precisava de resgate, não apenas do sofrimento físico, mas também dos efeitos que o mal e a morte trouxeram ao nosso mundo. Centenas de anos depois, Deus respondeu enviando a Luz, Seu Filho, Jesus (João 1:9-10), enviado não “para condenar o mundo, mas para salvá-lo por meio dele” (3:17).
Por certo, tenho visto a opressão do meu povo no Egito […]. Por isso, desci para libertá-los… vv.7-8
• Reflita e ore comigo
Como você pode celebrar a libertação de Deus por meio de Jesus? Quais outras tradições o conduzem a Ele?