Sofrendo Sozinho
Aí ela [Tamar] pôs cinza na cabeça, rasgou o vestido e saiu gritando, cobrindo o rosto com as mãos (v.19).Referência: 2 Samuel 13:1-20
Os sentimentos de Anna são típicos e compreensíveis nas vítimas de estupro. A vergonha que sentem — embora imerecida — está além das palavras.
A Bíblia também relata uma história de abuso sexual perturbadora. Tamar, filha do rei Davi, foi estuprada por seu meio–irmão Amnon (2 Samuel 13:1-20). Mas em vez de esconder o fato, Tamar se lamentou abertamente (vv.18,19). Dois anos mais tarde, um outro irmão de Tamar se vingou. Absalão assassinou Amnon, lançando a família de Davi num caos (vv.23-28).
Alguns poderiam argumentar que a confusão na família real poderia ter sido evitada, se Tamar tivesse ficado quieta. Não! A amargura e a divisão na família ocorreram porque Amnon agiu com egoísmo e não assumiu a responsabilidade por ter violado Tamar.
Aqueles que foram vítimas de alguma forma de abuso sexual, por favor, saibam que a culpa não é sua. Deus não deseja que você carregue seus fardos mais pesados sozinho (Gálatas 6:2). Pior do que os próprios abusos é viver na escuridão por causa de um sofrimento não compartilhado. Se você sofreu algum tipo de abuso moral ou sexual, fale com alguém que possa ajudá-lo. Você descobrirá que o que é compartilhado, com o tempo, se torna mais suportável. —Jeff Olson