Referência bíblica: Jeremias 1:4-9
Os oradores mais potentes da história são, normalmente, líderes que usaram a própria voz para gerar uma mudança positiva. Pense em Frederick Douglass, cujos discursos sobre abolição e liberdade incendiaram o movimento que levou ao fim da escravidão nos EUA. E se ele tivesse escolhido ficar em silêncio? Todos podemos usar nossa voz para inspirar e ajudar os outros, mas o medo de nos posicionar pode ser paralisador. Quando nos sentirmos vencidos pelo medo, podemos olhar para Deus, nossa fonte de sabedoria divina e encorajamento.
Quando Deus chamou Jeremias para ser um profeta às nações, ele imediatamente questionou suas habilidades. Ele clamou: Ó Soberano Senhor, não sou capaz de falar em teu nome! Sou jovem demais para isso!” (Jeremias 1:6). Mas Deus não permitiria que o medo de Jeremias interferisse em Seu propósito de inspirar uma geração por intermédio daquele profeta. Deus o instruiu a simplesmente confiar no Senhor e dizer as Suas palavras (v.7); Ele o encorajou e capacitou: “…coloquei minhas palavras em sua boca!” (v.9).
Se pedirmos que Deus nos mostre como Ele pretende nos usar, o Senhor nos capacitará a cumprir o nosso chamado. Com a Sua ajuda, podemos usar nossa voz com ousadia e gerar um impacto positivo naqueles ao nosso redor.
…o Senhor […] disse: Veja, coloquei minhas palavras em sua boca!”. v.9
• Reflita e ore comigo
Você já teve medo de falar em prol da justiça? Como depender da força e sabedoria de Deus ao se posicionar?
Pai celestial, concede-me a Tua força para que as minhas palavras influenciem positivamente.
Por: Kimya Loder