Como qualquer outro texto religioso da História, a Bíblia está aberta à interpretação e não é confirmado de que seja factualmente precisa em cada relato. Mas alguns versículos de textos do Livro Sagrado foram sim provados pela ciência como verdadeiros!Intrigado? Clique na galeria para descobrir as partes da Bíblia que foram cientificamente comprovadas.
Um garotinho derrotando um gigante pode parecer improvável, mas a história de Davi e Golias em I Samuel 17 diz o contrário. Um estilingue pode não ser a arma mais poderosa, mas as pedras do Vale De Elah eram feitas de sulfato de bário, que é extremamente denso e elas teriam facilmente ferido Golias.
Mas não é só isso. Sendo um gigante, Golias provavelmente sofria de acromegalia (superprodução de hormônio do crescimento). Isso pode causar problemas na visão, e a visão periférica pode ser limitada, o que teria sido bem útil para Davi.
O Sol realmente parou de se mover
Porque aconteceu um eclipse, podemos ler em Josué 10:12: “Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeão, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom.”
A história de Adão e Eva na Bíblia é conhecida por quase todo mundo. Os humanos têm, de fato, um ancestral biológico feminino chamado Eva Mitocondrial, que precede nossa espécie (Hommo Sapiens). Há, no entanto, uma coisa que conecta todos nós, criaturas vivas: sangue.
Criaturas não podem viver sem sangue
“Pois a vida da carne está no sangue, e eu o dei a vocês para fazerem propiciação por vocês mesmos no altar; é o sangue que faz propiciação pela vida.” (Levítico 17:11).
Essas formas geológicas são na verdade chamadas de montes submarinos e são mencionadas na Bíblia.Salmos 104:6 diz: “Você cobriu-o com as profundezas aquáticas como com uma peça de roupa; as águas estavam acima das montanhas.”
Embora algumas teorias conspiratórias possam dizer o contrário, a ciência confirmou a forma do nosso planeta como redonda. Isso também é mencionado na Bíblia: “Ele se senta entronizado acima do círculo da terra” (Isaías 40:22)
O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, é um fenômeno bem conhecido. Acontece que a Bíblia menciona isso mais de uma vez. Eclesiastes 1:7 diz: “Todos os córregos fluem para o mar, mas o mar nunca está cheio. Para o lugar de onde os córregos vêm, lá eles voltam novamente.” Amós 9:6 também menciona isso em um trecho: “Ele pede as águas do mar e as derrama sobre a face da terra.” E assim também faz Jó 36:27-28: “Ele elabora as gotas de água, que destilam como chuva para os córregos; as nuvens derramam sua umidade e chuvas abundantes caem sobre a humanidade.”
A pandemia nos fez profissionais em higienizar nossas mãos e roupas para evitar a propagação do vírus, mas a Bíblia mencionou a importância disso há muito tempo.
Enquanto as quarentenas adequadas se desenvolveram mais tarde na história, a Bíblia aconselhou “isolar a pessoa afetada por sete dias”, e se elas não melhorarem, “isolá-las por mais sete dias” (Levítico 13:1-5). Levítico 11:28, por exemplo, diz: “Quem carregar o corpo de algum deles, lavará suas roupas e estará impuro até a tarde. São impuros para vocês.”
A Arca de Noé é uma das histórias mais populares da Bíblia. E de acordo com evidências geológicas, o Grande Dilúvio pode ter realmente acontecido.De acordo com Gênesis 6:13-22, as instruções de Deus para Noé foram as seguintes: “A arca deve ter cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura.”Acontece que a matemática está correta. De acordo com cálculos feitos por estudantes de física da Universidade de Leicester em 2014, a arca conseguiria realmente flutuar e transportar com segurança pares de cada espécie animal no dilúvio!
Acontece que a matemática está correta. De acordo com cálculos feitos por estudantes de física da Universidade de Leicester em 2014, a arca conseguiria realmente flutuar e transportar com segurança pares de cada espécie animal no dilúvio!
E se você está procurando a confirmação bíblica de que a Terra flutua no espaço, então não procure mais! Está em Jó 26:7 a seguinte frase: “Ele espalha os céus do norte sobre o espaço vazio; ele suspende a terra sobre nada.”
A Bíblia também menciona que o brilho ou magnitude das estrelas varia. “Um é o esplendor do sol, outro da lua, e outro ainda o fulgor das estrelas; e as estrelas diferem em luminosidade umas das outras.” (I Coríntios 15:41).
Agora sabemos que estrelas e outros corpos astronômicos morrem. A ciência confirmou isso, mas a Bíblia já menciona esse fato.Mateus 24:35 diz: “O céu e a terra vão morrer, mas minhas palavras jamais passarão.”
Claro, sabemos que o universo tem muitas estrelas. E por muitas, estamos falando de até um trilhão de estrelas por galáxia. E estima-se que exista cerca de 100 bilhões de galáxias no universo! A Bíblia menciona isso em Jeremias 33:22: “Farei os descendentes do meu servo Davi e os levitas, que me servem, tão numerosos como as estrelas do céu e incontáveis como a areia das praias do mar.”
O universo é composto de partículas invisíveis
Hebreus 11:3 diz: “Pela fé entendemos que o universo foi formado sob o comando de Deus, de modo que o que é visto não foi feito do que era visível.”Parece que a Bíblia está falando de átomos. Prótons, nêutrons e elétrons que são invisíveis a olho nu. Os átomos compõem praticamente tudo, incluindo nós.Fontes: (Grunge) (Bible Gateway)
A Ciência confirma: Histórias da Bíblia que realmente aconteceram