Oscar de 2025: entenda por que Mikey Madison desbancou Fernanda Torres e Demi Moore

Oscar de 2025: entenda por que Mikey Madison desbancou Fernanda Torres e Demi Moore

Segundo previsões da maioria dos veículos especializados de Hollywood, a favorita era Demi Moore. O que pesava a favor dela era a vitória como Melhor Atriz no SAG (sindicato dos atores). Desde 1994, a vencedora do SAG só não levou o Oscar em sete ocasiões.

Mas como funciona a votação do Oscar?

De todo modo, Dalenogare declarou que Fernanda Torres fez uma campanha fantástica e história, muito pelo resultado da valorização e repercussão de “Ainda estou aqui” no exterior. O filme chegou a ser exibido em mais de 700 salas em solo norte-americano – sendo este o maior circuito já ocupado por uma produção brasileira por lá, segundo o gshow.

Anúncios

No começo do ano, a Academia de Artes e Ciências cinematográficas anunciou que 323 filmes eram elegíveis, dentro de 23 categorias – sendo que 207 deles se encaixavam nos pré-requisitos para concorrer a “melhor filme”.

Para escolher os indicados, os mais de dez mil membros só podem votar nos filmes e profissionais nas áreas de atuação deles. Veja no vídeo abaixo alguns brasileiros que votam na academia.

O Brasil tem 52 eleitores na academia, entre eles: Fernanda Montenegro, Walter Salles e Sônia Braga.

Em janeiro, a Academia anunciou os indicados – sendo cinco para cada categoria e até dez para melhor filme do ano. Em seguida, todos os integrantes podem votar em quantas categorias quiserem. O voto é secreto, sendo encorajados a votar apenas nas categorias dos filmes que assistiram.

Na maioria das categorias, o vencedor é definido pelo maior número de votos. No entanto, para o prêmio de Melhor Filme do Ano, a votação segue um sistema de preferência, no qual os membros ranqueiam os filmes do primeiro ao décimo lugar.

ajax-loader-2x Oscar de 2025: entenda por que Mikey Madison desbancou Fernanda Torres e Demi Moore