A humildade é a verdade
Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. v.10
Escritura de hoje:
Tiago 4:1-11
Refletindo sobre o motivo de Deus valorizar tanto a humildade, Teresa de Ávila, no século 16, de repente percebeu a resposta: “É porque Deus é a Verdade suprema, e a humildade é a verdade. Nada de bom em nós surge do nosso interior. Em vez disso, vem das águas da graça, perto das quais a alma repousa, como uma árvore plantada perto de um rio, e daquele Sol que dá vida às nossas obras”. Teresa concluiu que é por meio da oração que nos ancoramos nessa realidade, pois “todo o fundamento da oração é a humildade. Quanto mais nos humilhamos em oração, mais Deus nos exaltará”.
As palavras de Teresa sobre humildade ecoam com as Escrituras, em Tiago 4. Nessa passagem, Tiago alertou sobre a natureza autodestrutiva do orgulho e da ambição egoísta, o oposto de uma vida sob a dependência da graça de Deus (vv.1-6). Ele enfatizou que a única solução para uma vida de ganância, desespero e conflito constante é nos arrependermos de nosso orgulho em troca da graça de Deus. Ou, em outras palavras, “humilhem-se diante do Senhor”, com a certeza de que “ele os exaltará” (v.10).
Somente quando estamos enraizados nas águas da graça, podemos estar nutridos pela “sabedoria que vem do alto” (3:17). Somente em Deus podemos ser exaltados pela verdade.
Por: Monica La Rose
Refletir & Orar
De que maneira o orgulho o impede de orar e verdadeiramente experimentar a graça de Deus? Você já experimentou a graça de ser humilde ao orar?
Deus, graças pelo dom da vida e porque em ti encontro tudo o que preciso e muito mais.