Aproprie-se da dádiva do perdão
Bíblia em um ano: Salmos 54-56; Romanos 3;
…prossigo a fim de conquistar essa perfeição para a qual Cristo Jesus me conquistou. v.12
Em 11 de junho de 2002, estreou a competição American Idol. Toda semana, cantores esperançosos apresentavam suas versões de canções populares, e o público votava em quem avançava para a próxima rodada da competição.
Randy Jackson, um dos jurados no show, fez este comentário: “Você deu identidade própria a essa música, cara!” Ele esbanjou esse elogio quando um cantor escolheu uma música conhecida e a cantou de uma nova maneira que lhe deu uma interpretação única e pessoal. Foi como apossar-se completa e criativamente e “torná-la como algo que lhe pertencia”, e no palco oferecê-la ao mundo.
Paulo nos convida a fazer algo semelhante em relação a nossa fé e à forma como a expressamos. Ele rejeita as tentativas de sermos “declarados justos” perante Deus (Filipenses 3:7-8). Em vez disso, ensina-nos a acolher “a justiça que vem pela fé em Cristo” (v.9). A dádiva do perdão e da redenção transforma a nossa motivação e objetivos: “…prossigo a fim de conquistar essa perfeição para a qual Cristo Jesus me conquistou” (v.12).
Jesus garantiu a nossa vitória. Nosso dever é nos apropriarmos dessa verdade, internalizando a dádiva do evangelho de Deus e vivendo-a neste mundo caído. Em outras palavras, devemos nos apropriar de nossa fé e “prosseguir de maneira coerente com o que já alcançamos” (v.16).
Refletir & Orar