Melhores faculdades dos Estados Unidos
Já imaginou ter a oportunidade de estudar em uma das principais instituições de ensino superior norte-americanas? Seja para fazer uma graduação ou especializar-se com uma pós-graduação, estudar em uma faculdade nos Estados Unidos é o sonho de pessoas do mundo inteiro que buscam uma formação acadêmica de excelência e, consequentemente, melhores oportunidades de carreira. Muitas das universidades no país figuram entre as melhores do mundo e neste artigo você vai conhecer as cinco melhores, além de algumas curiosidades sobre elas.
As melhores universidades dos EUAAnúncios
A U.S. News & World Report realiza anualmente uma avaliação das melhores universidades do país, chamada Best National University Rankings. A pesquisa ranqueia as instituições de nível superior, tendo como base alguns critérios, como qualidade e desempenho da graduação; nível de retenção dos alunos; nível de endividamento dos graduados; recursos do corpo docente; opinião de especialistas; recursos financeiros, dentre outros.Esses indicadores servem para avaliar a qualidade do ensino e buscam verificar tanto os métodos de ingresso de alunos e professores universitários quanto os recursos financeiros e materiais empregados nessas instituições. Além disso, a pesquisa verifica os resultados efetivos que o ensino em cada instituição proporciona aos alunos.Se você planeja ou tem simplesmente curiosidade de saber quais são as melhores segundo esses critérios, confira a lista abaixo:
1. Princeton University
A tradicional Princeton University lidera o ranking da U.S News & World Report, tendo sido fundada em 1746 no estado de New Jersey, próximo à cidade de Nova York, e sendo reconhecida como uma das maiores instituições de pesquisa do mundo. A instituição integra a Ivy League, um grupo formado por oito universidades dos EUA e cuja maioria está entre as melhores do mundo.Segundo informações da própria universidade, atualmente há cerca de 5.267 alunos na graduação e 2.946 na pós-graduação. Dentre estes, apenas 643 estudantes de graduação são estrangeiros. A instituição oferece moradia para todos os estudantes durante todo o ciclo acadêmico, tanto que 98% dos alunos moram nos alojamentos estudantis.No modelo curricular da Princeton University os alunos são incentivados a se matricular em diversas disciplinas nos dois primeiros anos, antes de escolher um curso para seguir. Eles podem optar por bacharelado em artes ou bacharelado de ciência e engenharia.A instituição exibe mais de 50 ganhadores do Prêmio Nobel em suas diversas categorias, dentre docentes, ex-alunos e funcionários. Albert Einstein, um dos maiores gênios da humanidade, lecionou em Princeton na década de 1950. Outro nome importante que passou pela universidade é o fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezos. O empresário se formou em Engenharia Elétrica e Ciências da Computação.
2. Columbia University
A segunda posição no ranking é, na verdade, dividida entre três instituições renomadas, empatadas na classificação geral. Uma delas é a Columbia University, fundada em 1754 e localizada ao norte da ilha de Manhattan, em Nova York. Ela também integra o grupo Ivy League e sempre está presente entre as 15 melhores universidades do mundo. Hoje o corpo discente é formado por mais de 32 mil estudantes, conforme os dados divulgados pela própria universidade (em inglês).Um fato interessante é que Columbia foi a primeira do país a fundar um curso de medicina e é bastante renomada na área de ciências, com 82 de seus ex-alunos já tendo sido laureados com um Prêmio Nobel.A Columbia oferece dois tipos de diploma de graduação: bacharelado de artes e bacharelado de ciências, e são necessários 124 créditos para a conclusão bem-sucedida de um curso, o que leva o tempo médio de quatro anos. Os universitários podem escolher dentre três faculdades durante o curso de graduação:
- Columbia College (CC): ensino de ciências humanas, ciências sociais ou ciências naturais.
- Fu Foundation School of Engineering and Applied Science (SEAS): bacharelado em engenharia ou outras áreas científicas.
- School of General Studies (GS): bacharelado em artes e engenharia.
3. Harvard UniversityAnúncios
A outra universidade a dividir o segundo lugar no ranking das melhores talvez ocupe o primeiro no quesito fama: a Harvard University foi fundada em 1636 e é considerada a mais antiga universidade dos Estados Unidos. Trata-se de mais um membro da Ivy League, que também figura entre as melhores do mundo. Harvard está localizada em Cambridge, no estado de Massachusetts, e tem atualmente mais de 23 mil alunos, entre graduandos e pós-graduandos. Mais de cinco mil estudantes são estrangeiros.Em termos de sucesso dos alunos, a instituição tem um lugar de destaque. São mais de 150 ex-alunos laureados com um Prêmio Nobel, além de 48 agraciados com o Pulitzer (o maior prêmio do jornalismo e literatura norte-americanos), além de diversos outros prêmios e medalhas nacionais e internacionais que são uma prova incontestável da excelência da instituição.Para entrar em Harvard, todos os alunos devem passar pelo processo seletivo tradicional. A primeira etapa são as provas com questões de conhecimentos gerais, como o Scholastic Assessment Test (SAT), que funciona de forma parecida com o nosso Enem, e o American College Test (ACT). O histórico de atividades extracurriculares, cartas de recomendação e cartas de candidatura também fazem parte do processo de seleção para entrar nessa instituição altamente concorrida. Como consta nas estatísticas divulgadas no próprio site da instituição (em inglês), apenas uma média de 5% dos candidatos consegue uma vaga.
4. Massachusetts Institute of Technology (MIT)
Você já deve ter ouvido falar sobre a Massachusetts Institute of Technology (MIT) em filmes ou séries americanas. A terceira universidade a dividir o segundo lugar no ranking, juntamente com a Columbia e a Harvard, é também uma das mais importantes do país, sendo referência mundial nas ciências exatas, especialmente nas áreas de engenharia e física.Fundada em 1861, a MIT conta hoje com um pouco mais de 11 mil alunos entre graduação e pós-graduação. Ao todo, a instituição oferece 44 cursos, divididos entre as faculdades de arquitetura e urbanismo, engenharia, humanidades, artes e ciências sociais, administração e ciências. Os principais e mais cobiçados são os cursos de engenharia elétrica, ciência da computação, engenharia mecânica, física e matemática.Entre os ex-alunos da MIT, 85 já ganharam um Prêmio Nobel. Dentre os nomes célebres que passaram pela instituição está Richard Feynman, considerado o pai da física moderna. A instituição divulga ainda que 34 de seus egressos foram ou são astronautas. Além disso, no mundo da tecnologia, já foram alunos da MIT os fundadores do Dropbox, Drew Houston e Arash Ferdowsi.
5. Yale University
A Yale University é outra universidade norte-americana membro da Ivy League, considerada uma das melhores no país. A instituição foi fundada em 1701 e conta hoje com, aproximadamente, 13 mil alunos e, em média, três mil deles são estrangeiros.A universidade tem em sua missão o lema: “cultivar cidadãos para liderar e servir em todas as esferas de atividade humana”. Nada menos que cinco ex-presidentes americanos se formaram em Yale, dentre eles, George Bush pai e George Bush filho, e Bill Clinton. Além disso, 60 dos seus ex-alunos foram vencedores do Prêmio Nobel.Estudar em uma das melhores universidades dos Estados Unidos não é um sonho impossível para alunos estrangeiros, mas certamente requer dos candidatos um nível de excelência em estudos à altura da Ivy League.Ingressar em cursos de pós-graduação, especializações ou até extensões de curta duração também pode ser uma boa opção, além de ser uma estratégia infalível de valorização da formação profissional. Afinal, acrescentar o nome de uma das melhores universidades dos EUA ao currículo pode abrir portas na carreira, em qualquer lugar do mundo.