Comando da Aeronáutica abre inscrições para Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais

Comando da Aeronáutica abre inscrições para Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais

 

8545667f8c06a7ef3da62b7a961befee Comando da Aeronáutica abre inscrições para Exame de Admissão aos Cursos de Formação de OficiaisComando da Aeronáutica anunciou a abertura do Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria para o ano de 2026 (EA CFOAV/CFOINT/CFOINF 2026).

Anúncios

De acordo com o edital publicado pela Diretoria de Ensino da Aeronáutica, serão disponibilizadas 50 vagas, distribuídas entre os seguintes cursos:

  • Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) – 5 vagas
  • Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT) – 25 vagas
  • Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOINF) – 20 vagas

No quantitativo de vagas acima mencionado, encontram-se as reservadas para candidatos (AC e N) que se enquadrem nos itens especificados no edital de abertura.

Para participar, o candidato deve atender a requisitos como: ser brasileiro nato; ter concluído ou estar em fase de conclusão do Ensino Médio; possuir idade entre 17 e 22 anos, até o dia 31 de dezembro de 2026; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para candidatos do sexo masculino); não possuir filhos ou dependentes e não ser casado ou ter constituído união estável.

Inscrição e seleção

Os interessados podem se inscrever a partir das 10h do dia 7 de abril de 2025 até às 9h do dia 28 de abril de 2025 (horário de Brasília/DF), por meio do site da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR); com taxa de R$ 120,00.

O exame será composto pelas seguintes etapas eliminatórias e classificatórias, incluindo:

  1. Provas Escritas: Avaliação de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física e Redação;
  2. Inspeção de Saúde (INSPSAU): Exames médicos para aferir a aptidão dos candidatos;
  3. Exame de Aptidão Psicológica (EAP): Avaliação das características psicológicas exigidas para o desempenho das funções militares;
  4. Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF): Provas físicas como corrida, flexões e abdominais;
  5. Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC): Para candidatos que optaram por concorrer às vagas reservadas para negros.

As provas escritas e demais etapas do exame serão aplicadas em diversas capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Recife e Porto Alegre.

A FAB reforça a importância do acompanhamento de atualizações do processo seletivo pelo Diário Oficial da União e pelos canais oficiais da instituição

Mais detalhes podem ser encontrados no edital completo, disponível em anexo.

Está buscando sucesso neste concurso? Nossas Apostilas Digitais podem ser seu grande aliado!

Links

ajax-loader-2x Comando da Aeronáutica abre inscrições para Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais