Uma casa não dividida
Uma cidade ou família dividida contra si mesma se desintegrará. Mateus 12:25
Abraham Lincoln foi nomeado candidato ao Senado americano em 1858 e proferiu seu famoso discurso Casa dividida, destacando as tensões entre as várias facções nos Estados Unidos em relação à escravidão. Ele causou alvoroço, mas sentiu que era importante usar o exemplo da “casa dividida” que Jesus usou em Mateus 12:25, porque isso era muito conhecido e fácil de entender. Lincoln usou esta metáfora “para que atingisse a mente dos homens, a fim de despertá-los para o perigo dos tempos”.
Enquanto uma casa dividida não pode subsistir, a não dividida pode — uma casa sem divisão, unificada, permanece. Em princípio, isso é o que a casa de Deus foi projetada para ser (Efésios 2:19). Apesar de ser composta de pessoas de várias origens, reconciliamo-nos com Deus (e uns com os outros) pela morte de Jesus na cruz (vv.14-16). Diante desta verdade (Efésios 3), Paulo oferece esse ensino aos que creem em Jesus: “Façam todo o possível para se manterem unidos no Espírito, ligados pelo vínculo da paz” (4:3).
Hoje, quando as tensões exacerbadas ameaçam provocar divisões entre as pessoas que de outra forma estariam unidas, tais como familiares e irmãos em Cristo, Deus pode conceder a sabedoria e as forças necessárias para manter a unidade uns com os outros por meio do Espírito. Isso permitirá que sejamos luz num mundo sombrio e dividido.
• Reflita e ore comigo
Deus pode usá-lo para ser um “pacificador familiar”?
Jesus, concede-me sabedoria, coragem e força para viver e demonstrar reconciliação com todas as pessoas.