Engenharia Agrícola – Conheça a importância desse profissional
Engenharia Agrícola
Habilitação:
Engenheiro Agrícola
Duração do Curso: 5 anos
Área: Exatas
Atributos do Profissional:
Consciência Ambiental e Proatividade
Salário Médio:
R$ 3.270,00
A Engenharia Agrícola é a área da engenharia que estuda as técnicas empregadas para automatizar os processos de plantação e colheita no campo. É responsável por projetar e implantar as melhores soluções em termos de equipamentos para a produção agrícola ser a mais eficiente possível, mantendo a qualidade do solo, respeitando as limitações da natureza e propondo soluções que visam à sustentabilidade.
O Curso
O curso de Engenharia Agrícola é no formato de Bacharelado e possui sólida formação nas ciências exatas como matemática e física além das disciplinas tradicionais do ciclo básico de engenharia como desenho técnico, química e estatística.
Durante o curso também são ministradas matérias especificas que vão desde biologia, botânica, topografia, ciência do solo, ecologia, física do solo e da água, geologia, entre outras. O curso é muito abrangente e para concluí-lo é necessário a realização de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estagio. Em média a duração do curso é de 5 anos.
Grade do curso
A grade do curso é composta por diversas matérias, tais como:
- Cálculos I, II e III;
- Física I, II e III;
- Biologia;
- Ciência do Solo;
- Geometria Analítica;
- Química;
- Topografia;
- Geologia;
- Ecologia;
- Hidráulica;
- Técnicas de Irrigação e Drenagem;
- Hidrologia.
Melhores Faculdades
As melhores instituições de ensino que oferecem esse curso, classificadas de acordo com as notas divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) e as notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), são:
- Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Lavras – MG;
- Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa – MG;
- Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campina Grande – PB;
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Capão do Leão – RS;
- Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Cascavel – PR;
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas – SP.
A profissão
O profissional formado recebe o título de Bacharel em Engenharia Agrícola e é chamado de Engenheiro Agrícola. Ele atua no setor do Agronegócio na implantação de novas tecnologias no sistema de produção do campo. Atua em conjunto, auxiliando o agricultor na aplicação de técnicas e conhecimentos para gerenciar da maneira mais eficaz possível os diversos processos do agronegócio.
Opera na mecanização dos processos, mas também na proposta de soluções em prol do meio ambiente, como a construção de barragens, sistemas de irrigação e drenagem, diminuição da erosão e da poluição de rios e lagos. O profissional é capacitado para atuar em todo o processo do agronegócio desde o planejamento até a comercialização do produto.
Apesar do ramo de atuação ser a mesma, se difere do Agrônomo na questão das finalidade do curso, visto que o Engenheiro Agrícola tem base sólida em ciências exatas e a atuação é prioritariamente na mecanização dos processos, enquanto o Agrônomo tem uma visão mais ambiental do assunto com solida formação em biologia e química e focam no plantio e criação até a comercialização.
Mercado de Trabalho
O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos no mundo, por isso o mercado está bastante aquecido e as principais regiões que oferecem oportunidades são: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Há vagas também nas empresas que desenvolvem maquinários para a produção agrícola.
Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) o salário médio inicial para o Engenheiro Agrícola é de R$ 3.270,00 para 30 horas semanais.