Devocional do dia Promessa cumprida
Referência bíblica: Lucas 1:26-45
26 No sexto mês da gestação de Isabel, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, uma cidade da Galileia, 27 a uma virgem de nome Maria. Ela estava prometida em casamento a um homem chamado José, descendente do rei Davi. 28 Gabriel apareceu a ela e lhe disse: “Alegre-se, mulher favorecida! O Senhor está com você!”. 29 Confusa, Maria tentou imaginar o que o anjo quis dizer. 30 “Não tenha medo, Maria”, disse o anjo, “pois você encontrou favor diante de Deus. 31 Ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Jesus. 32 Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu antepassado Davi, 33 e ele reinará sobre Israel para sempre; seu reino jamais terá fim!” 34 Maria perguntou ao anjo: “Como isso acontecerá? Eu sou virgem!”. 35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Portanto, o bebê que vai nascer será santo, e será chamado Filho de Deus. 36 Além disso, sua parenta, Isabel, ficou grávida em idade avançada. As pessoas diziam que ela era estéril, mas ela concebeu um filho e está no sexto mês de gestação. 37 Pois nada é impossível para Deus”. 38 Maria disse: “Sou serva do Senhor. Que aconteça comigo tudo que foi dito a meu respeito”. E o anjo a deixou. 39 Alguns dias depois, Maria dirigiu-se apressadamente à região montanhosa da Judeia, à cidade 4o onde Zacarias morava. Ela entrou na casa e saudou Isabel. 41 Ao ouvir a saudação de Maria, o bebê de Isabel se agitou dentro dela, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Em alta voz, Isabel exclamou: “Você é abençoada entre as mulheres, e abençoada é a criança em seu ventre! 43 Por que tenho a grande honra de receber a visita da mãe do meu Senhor? 44 Quando ouvi sua saudação, o bebê em meu ventre se agitou de alegria. 45 Você é abençoada, pois creu no que o Senhor disse que faria!”.
Nos verões da minha infância, viajávamos pouco mais de 300 km para ver meus avós. Não sabia, na época, o quanto de sabedoria eu absorvia dos meus amados avós. Suas experiências de vida e sua caminhada com Deus lhes deram perspectivas que minha mente jovem nem imaginava. Nossas conversas sobre a fidelidade de Deus me reafirmaram que o Senhor é fiel e que cumpre todas as Suas promessas.
Maria, mãe de Jesus, era bem jovem quando um anjo a visitou. A incrível notícia trazida por Gabriel deve ter sido avassaladora, mas Maria aceitou de bom grado e com graça a tarefa recebida (Lucas 1:38). Possivelmente, a visita dela à sua parente idosa, Isabel, que também vivenciava uma gravidez milagrosa (alguns estudiosos creem que ela tinha 60 anos), trouxe-lhe consolo quando Isabel confirmou com entusiasmo as palavras do anjo Gabriel de que ela era a mãe do Messias prometido (vv.39-45).
À medida que crescemos e amadurecemos em Cristo, como os meus avós, aprendemos que Ele cumpre as Suas promessas. O Senhor cumpriu a promessa de um filho para Isabel e seu marido Zacarias (vv.57-58). E João Batista, filho deles, tornou-se o arauto de uma promessa feita centenas de anos antes: uma promessa que alteraria o rumo do futuro da humanidade. O Messias prometido, o Salvador do mundo, estava chegando! (Mateus 1:21-23).
Você é abençoada, pois creu no que o Senhor disse que faria! v.45
• Reflita e ore comigo
Você confia nas promessas de Deus? Quais delas lhe trazem mais alegria?
Pai amoroso, obrigado por seres confiável e por sempre cumprires Tuas promessas.