google.com, pub-3544681265074711, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Referência bíblica: Tiago 3:2-11

2 É verdade que todos nós cometemos muitos erros. Se pudéssemos controlar a língua, seríamos perfeitos, capazes de nos controlar em todos os outros sentidos. 3 Por exemplo, se colocamos um freio na boca do cavalo, podemos conduzi-lo para onde quisermos. 4 Observem também que um pequeno leme faz um grande navio se voltar para onde o piloto deseja, mesmo com ventos fortes. 5 Assim também, a língua é algo pequeno que profere discursos grandiosos. Vejam como uma simples fagulha é capaz de incendiar uma grande floresta. 6 E, entre todas as partes do corpo, a língua é uma chama de fogo. É um mundo de maldade que corrompe todo o corpo. Ateia fogo a uma vida inteira, pois o próprio inferno a acende. 7 O ser humano consegue domar toda espécie de animal, ave, réptil e peixe, 8 mas ninguém consegue domar a língua. Ela é incontrolável e perversa, cheia de veneno mortífero. 9Às vezes louva nosso Senhor e Pai e, às vezes, amaldiçoa aqueles que Deus criou à sua imagem. 10 E, assim, bênção e maldição saem da mesma boca. Meus irmãos, isso não está certo! 11 Acaso de uma mesma fonte pode jorrar água doce e amarga?

Senti o cheiro do estábulo ao observar minha amiga Michelle ensinando a minha filha a montar cavalos. O pônei branco abriu a boca enquanto ela demonstrava como colocar o freio atrás dos dentes. Ao fixar o freio sobre as orelhas, Michelle explicou que isso era importante e permitia ao montador diminuir a velocidade do cavalo e guiá-lo.

Anúncios

Assim como a língua humana, o freio também é pequeno, mas importante. Ambos têm influência sobre algo grande e poderoso: no caso do freio, é o cavalo. Para a língua, são as nossas palavras (Tiago 3:3,5).

Nossas palavras podem nos conduzir a lugares diferentes. “Às vezes louva nosso Senhor e Pai e, às vezes, amaldiçoa aqueles que Deus criou” (v.9). A Bíblia adverte que é muito difícil controlar nosso discurso porque as palavras brotam do nosso coração (Lucas 6:45). Felizmente, o Espírito Santo, que habita em cada cristão, ajuda-nos a crescer em paciência, bondade e autocontrole (Gálatas 5:22-23). À medida que cooperamos com o Espírito, nosso coração e nossas palavras se transformam. A profanação se transforma em louvor. A mentira dá lugar à verdade. A crítica se transforma em encorajamento.

Domar a língua não é só treiná-la para dizer as coisas certas. Trata-se de aceitar a orientação do Espírito Santo para que as nossas palavras gerem a bondade e o encorajamento que o nosso mundo precisa.

…mas ninguém consegue domar a língua. v.8

• Reflita e ore comigo

Como o Espírito pode influenciar o seu discurso?

Querido Deus, por favor, transforma o meu coração para que minhas palavras encorajem os outros e te honrem.

Por: Jennifer Benson Schuldt

ajax-loader-2x Mensagem do dia: Aceitando orientação

Mensagem do dia: Aceitando orientação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *