insondável — mas íntimo
Alguma vez na sua vida você ordenou que viesse a madrugada e assim começasse um novo dia? (v.12).
Referência: Jó 38:1,2
Mais tarde, sentindo pena de mim mesmo, saí mancando para levar meu cão num passeio. De repente, percebi certos detalhes: o porte de meu cão, o barulho de um pica-pau, a mudança na cor das folhas outonais, encobrindo minha vista para o lago e os picos irregulares das montanhas ao longe. Havia beleza por toda parte.
Nos capítulos 38–39 de Jó, Deus chama a atenção de Jó para quem Ele é e Seu modo de agir. “Quem é você…? Onde é que você estava…? Alguma vez na sua vida…? (Jó 38:2,4,12). Em Sua repreensão a Jó, Deus não enfatizou Suas ações ou circunstâncias, mas Seu avassalador e imponderável poder e autoridade (vv.8-11).
Por fim, Jó confessou: “Falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim” (42:3). Então, ficou em humilde silêncio diante do Criador. A resposta para a adversidade estava no caráter de Deus e não em Suas ações.
Deus nos diz que Seus caminhos são muito complexos para compreendê-los (Isaías 55:8,9). Devemos segui-lo em confiança, obediência e fé (Hebreus 11), em vez de tentar entendê-lo (Provérbios 3:5,6). Ao aceitar isso, estamos livres para receber o consolo que Ele oferece. Pois o Senhor tem o controle de tudo, desde as correntes marítimas até nossas necessidades diárias (Mateus 6:30).
Quando a vida vai mal, basta descansar naquele que criou os mares e que está ao nosso lado (Romanos 8:31). Ele pode ser insondável, mas está com você! —Russell Fralick