Um buraco no muro
Um pequeno intruso estava comendo minhas flores. No dia anterior, elas aprumavam-se orgulhosamente, porém no dia seguinte, eram caules sem folhas. Percorri o quintal e descobri um vão do tamanho de um coelho na cerca de madeira. Os coelhinhos são bonitos, mas podem destruir um jardim em minutos.
Será que pode haver “intrusos” destruindo o caráter de Deus em minha vida? “Quem não tem domínio próprio é como uma cidade sem muros” (Provérbios 25:28). Nos tempos antigos, a muralha da cidade a protegia de invasões e até mesmo uma pequena abertura no muro significava que a cidade inteira estava aberta ao ataque.
Muitos provérbios referem-se ao autocontrole: “Se você encontrar mel, coma apenas o suficiente” (v.16). O domínio próprio é o fruto do Espírito que nos protege de perdermos terreno para a impaciência, amargura, ganância e outras pragas que podem invadir e destruir a colheita de Deus em nossa vida (Gálatas 5:22-23). Ter domínio próprio é ter a mente saudável que vigia as brechas no “muro” da nossa vida e os mantém sempre restaurados.
Quando inspeciono o quintal de minha vida, às vezes encontro pontos vulneráveis: um lugar onde cedo continuamente à tentação, uma área de impaciência. Como preciso do domínio próprio saudável que vem de Deus para me proteger desses intrusos!
• Reflita e ore comigo
Quais são as falhas em seu relacionamento com Deus? Como Ele o protege dos intrusos destruidores?
Querido Deus, por favor, cultiva o fruto do domínio próprio em mim para eu me proteger dos intrusos.
![]()
